Planejar Contabilidade

Blog

Planejar Contabilidade > Uncategorized > Capital de giro e reserva financeira: qual a diferença?

    Capital de giro e reserva financeira: qual a diferença?

    Em qualquer artigo que fale sobre boas práticas de gestão financeira, ou mesmo em feedbacks oferecidos por profissionais contábeis, a criação de um fundo financeiro que consiga trazer maior estabilidade para a empresa é algo bem padronizado, presente quase que de forma unânime.

    Hoje vamos diferenciar entre dois dos fundos recomendados às empresas: o Capital de Giro e a Reserva Financeira. Ao fim da leitura, caso lhe reste alguma dúvida, não hesite em falar com um de nossos especialistas, ok? Confira.

    O que é o Capital de giro? E qual a diferença para a Reserva Financeira?

    Capital de giro é uma terminologia bem conhecida no mundo dos negócios. Ele é o montante de dinheiro que a empresa deve ter para quitar os custos de suas operações, o capital de giro é menor que uma reserva, mas uma garantia de que a empresa está no positivo.

    O valor do capital de giro pode ser definido com base numa série de fatores, como as contas essenciais puramente, ou mesmo somadas a investimentos que estão no radar da empresa. A definição dos prazos associados a esse capital, assim como seu cálculo, depende de uma empresa para outra.

    E quanto à Reserva financeira?

    Esse seria um valor extra, algo comparável a prática das famílias terem suas reservas financeiras num recipiente em casa mesmo. A reserva financeira pode ser tanto um bote salva-vidas quanto um fundo de recursos capazes de serem aplicados tanto na forma de investimento quanto em situações pontuais, como uma negociação urgente com fornecedores, ou uma oportunidade única de negócio.

    A fim de determinar a aplicação desse valor, é importante ter um bom planejamento financeiro. Vale lembrar que podem existir diversas reservas financeiras sendo levantadas por vez, sendo extremamente importante a organização para o financiamento das mesmas, a fim de que se consiga sucesso nessa empreitada.

    Quais os benefícios de contar com o Capital de Giro e Reserva Financeira?

    Como deu para notar nesse artigo, ao se encontrar com esses fundos, não há exatamente uma escolha, mas sim uma possível priorização. Como regra, os  empreendedores costumam apontar primeiro para o capital de giro e posteriormente para outras reservas.

    Os benefícios de contar com esses ativos são vários, a começar por uma maior economia no pagamento de taxas e multas que podem ser evitadas; maior capacidade de negociação com fornecedores; responsabilidade com os compromissos trabalhistas e fiscais; assim como, uma operação mais estável.

    Ao estar dotada de capital de giro, a empresa pode realizar uma nova reserva, mesmo diante de instabilidades financeiras; e, com esta reserva, pode fazer investimentos e garantir vantagens perante sua concorrência.

    Como definir os pormenores? Com a ajuda da Planejar

    Se você percebeu a relevância desses fundos financeiros, converse com um de nossos especialistas aqui na Planejar e garanta contato com profissionais especialistas sobre o assunto.

    Juntos, poderemos desenhar melhor um planejamento financeiro para a sua empresa, designando fundos específicos para o seu capital de giro e reservas, isso com o mínimo impacto em seu faturamento ou na eficiência do seu negócio.

    Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.