Planejar Contabilidade

Blog

Planejar Contabilidade > Uncategorized > Como criar um Departamento Paralegal?

    Como criar um Departamento Paralegal?

    Talvez você já tenha entrado em contato com o termo “paralegal” em séries jurídicas dos Estados Unidos, mas o Departamento Paralegal na contabilidade é um pouco diferente. Sendo um departamento focado na garantia de que tudo o que é feito dentro de sua empresa está conforme a Lei, o Departamento Paralegal tem uma série de responsabilidades, que vão desde a gestão de documentos até a assessoria jurídica e contábil.

    É possível criar um Departamento Paralegal internamente na sua empresa, como também é possível recorrer a uma terceirização. Entenda mais sobre isso no decorrer desse artigo, e se tiver dúvidas ao fim da leitura, não hesite em falar com um de nossos especialistas.

    Criando um departamento paralegal

    Para que sua empresa possa criar um Departamento Paralegal dentro do seu setor contábil, é necessário antes investir no capital mais importante: o humano. É necessário encontrar um profissional especializado na área paralegal, talvez uma pessoa com plano de fundo no Direito, ou mesmo experiência na área.

    Também é possível fazer uma espécie de encubação, caso seu setor tributário já conte com um pessoal bem letrado na dinâmica da empresa e lhe soe mais interessante realizar o treinamento dos profissionais que já possui.

    Outro elemento importante para garantir que o departamento paralegal precisará para funcionar bem, é de uma estrutura inteligente, e aqui queremos falar dos softwares capazes de melhor estruturar o trabalho das pessoas, assim como dos equipamentos.

    Algumas das responsabilidades que o departamento paralegal de sua empresa terá são:

    • Cadastro de Pessoas Jurídicas em Conselhos Regionais;
    • Gestão de Documentos de maneira prática e inteligente;
    • Acompanhamento de todas as questões jurídicas relevantes associadas ao nome da empresa;
    • Formalização dos atos necessários da empresa, sejam esses Atos Constitutivos ou Deliberativos;
    • Assessoria em reuniões;
    • Planejamento financeiro e contábil para o seu negócio;
    • Atenção à legislação, assim como auxílio no momento de criação de regulamento interno;
    • Entre outras responsabilidades.

    Caso sua empresa não esteja no momento de arcar com os custos de manutenção de uma equipe como estas internamente, optar por terceirizar é uma escolha que pode ser tomada de forma prática e eficiente. Além de reduzir custos, terceirizar o departamento paralegal garante que as pessoas que prestam o serviço são, não somente especializadas no oferecimento da assessoria, como dotadas de experiência.

    Converse com a Planejar e entenda melhor porque terceirizar seu departamento paralegal

    Que tal contar com uma equipe especializada em Contabilidade e assuntos legais, ter o melhor direcionamento possível em seu departamento paralegal, e isso com um investimento que é a ínfima parte do valor que seria pago para a manutenção desse mesmo time internamente?

    Nós aqui da Planejar temos completa capacidade de abarcar suas necessidades. Quer entender melhor como podemos te ajudar? Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda mais sobre o assunto. Um grande abraço e nos falamos muito em breve.

    Não hesite em dar uma olhada em nosso blog, a fim de encontrar mais artigos como este. Clique aqui e confira nosso arquivo de posts.