Planejar Contabilidade

Blog

Planejar Contabilidade > Uncategorized > Quais as principais obrigações de quem está abrindo uma empresa?

    Quais as principais obrigações de quem está abrindo uma empresa?

    Você sabe quais são as obrigações de quem está abrindo uma empresa? Você sabe o que é preciso fazer para tornar o processo de abertura o mais correto possível?

    A verdade é que muitas pessoas querem empreender, mas uma grande parte delas não está atenta a todas as responsabilidades que gerir uma empresa implica.

    Pensando nisso, hoje a Planejar Contabilidade decidiu escrever sobre os principais pontos que devem ser observados por quem quer começar um empreendimento do zero.

    Iniciar o procedimento de abertura da forma correta

    Primeiramente, para que não ocorra quaisquer problemas no futuro, quando se está abrindo uma empresa é fundamental seguir o procedimento de abertura da forma correta.

    Isso significa ter em mãos todos os documentos necessários para o processo, além de também se preocupar em obter o CNPJ, licenças de funcionamento e registro nos órgãos federais, estaduais e municipais.

    Não se pode esquecer de pagar as taxas, registrar a empresa em órgãos de classe (se for necessário). Vale lembrar que o mais indicado é buscar auxílio de um contador.

    Pagar os impostos em dia

    Quando se está abrindo uma empresa, o empresário precisa considerar que ele deve se programar para pagar os seus impostos em dia. Alguns exemplos de impostos são:

    • Imposto sobre Serviços (ISS);
    • Previdência Social (INSS);
    • Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (COFINS);
    • Programa de Integração Social (PIS/PASEP);
    • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
    • Imposto sobre produtos industrializados (IPI);
    • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

    Atrasar o pagamento de um tributo pode gerar multa e juros, o que demonstra uma falta de planejamento financeiro e também desorganização.

    Emitir a declaração de faturamento

    Os impostos não são as únicas obrigações com o governo que quem está abrindo uma empresa deve se atentar. Também existem as declarações de faturamento.

    Essas declarações, na realidade, devem ser entregues à Receita Federal, e elas informam todas as receitas do negócio. Alguns exemplos desse tipo de declaração:

    • PGDAS (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
    • EFD (Escriturações Fiscais Digitais);

    Emitir notas fiscais por serviços prestados e produtos vendidos

    Quando se presta serviços ou se vende produtos de forma profissional, é necessário que a empresa emita para o cliente a nota fiscal. Assim, além do cliente ter esse documento como garantia da compra, você como empresa cumpre com a sua obrigação junto ao fisco dando origem aos valores recebidos e cumprindo com uma obrigação fiscal.

    Todo serviço ou produto deve ser acompanhado deste documento, seja de forma impressa ou eletrônica. Para emitir nota fiscal, todavia, é preciso autorização da prefeitura. 

    Ter o auxílio de um contador ou contabilidade

    Por fim, quem está abrindo uma empresa precisa do auxílio de um contador ou de uma contabilidade. Isso porque o processo pode ser confuso para iniciantes.

    Além do mais, qualquer erro cometido pode gerar atrasos, multas e também incertezas para o futuro da empresa. Já com contador, existe toda a experiência de alguém que conhece do serviço e sabe dos detalhes juntos ao fisco.

    Gostou de conhecer as principais obrigações de quem está abrindo uma empresa? Então não deixe de acompanhar o blog da Planejar Contabilidade.